A Espada do Dragão

Nerdcore para as massas

Filmes Infantis = Filmes Imbecis?

O maior problema para quem faz produtos voltados para crianças, sejam filmes, músicas, livros ou desenhos, é subestimar a inteligência infantil. Musicas repetitivas e ruins são repassadas as crianças que preferem o apelo fácil de um “Creu” ou coisa que o valha, visto que as músicas a elas destinadas não são atraentes. Multidões de crianças reféns de Harry Potter[bb], visto que não lhes restam maiores opções. Dezenas de desenhos como o novo Pica-Pau ou Bratz para cada Padrinhos Mágicos[bb] ou Avatar[bb]. E os filmes? Filmes semi-retardados infestam as prateleiras das lojas e as sessões da tarde, todos querendo lobotomizar os enfants… Mostrarei abaixo exemplos de como um produto voltado para crianças pode ser divertido, educativo, sem menosprezar o intelecto da petizada… pratos cheios para um nerd em formação:

Os Goonies[bb]

Clássico supremo e absoluto. Fala de amizade, fala de superação, fala sobre a diversidade e o preconceito, por menos que você note isso. E ainda é uma declaração àquela fase onde você não é nem criança, nem adolescente. Uma fase confusa que é muito melhor assimilada com a ajuda de um amigo que mexe a orelha, um tesouro pirata e muito chocolate.

Babe – Um porquinho atrapalhado

Temos vários exemplos de filmes com animais: As aventuras (?) de Chatram, A incrível Jornada 1, 2 e 3, Stuart Little, Um Ratinho Encrenqueiro, e poucas são as que se salvam. Dentre esses últimas (os que se salvam) , tenho que colocar Babe, e sei que muitos vão discordar de mim. Porém eu acho Babe um dos exemplos mais honestos de uma fábula que funciona: O protagonista é esperançoso sem ser ridículo, e terno naturalmente, sem aquela ternura forçada. As piadas são amenas , a história é simples, contada como um livro, e os valores básicos estão lá, porém não são esfregados na sua cara. O filme é todo assim, suave, agradável. Babe é um filme igual a Curtindo a Vida Adoidado. Sempre que passa, eu assisto. Se você sempre teve preconceito, de uma chance. Pena que a continuação ficou totalmente aquem do predecessor.

Os Saltimbancos Trapalhões[bb]

Citei esse por ser o melhor filme dos Trapalhões de todos os tempos, mas poderia ter citado aqui O Cangaceiro Trapalhão, ou qualquer outro anterior a Os Trapalhões no Auto da Compadecida (esse incluso, claro!), antes de começarem a ser dirigidos por José Alvarenga (a maioria era dirigido por Dedé) e também antes de serem abalados pela fissão que atingiu o grupo posteriormente. O humor anárquico , incorreto e mambembe dos Trapalhões[bb] , conseguia ser puro e malicioso ao mesmo tempo, agradando crianças e adultos, e a química entre os quatro estereótipos totalmente diferentes, além de ser genuinamente nacional e voltada a nossa realidade, contrariava todas as expectativas e dava mais do que certo.

PS – Gostei desse post para a infância. Devo fazer mais alguns, sobre livros, músicas e desenhos, e também sobre as melhores coisas que os nerdzinhos tem hoje. Afinal, nerd se cria desde pequeno. O que vocês acham?

maio 12, 2008 - Posted by | Bem Humor, Cinemateca Nerd, Filmes, Internet, Matérias, Multi-Mídias, Nerdcore, Reviews |

1 Comentário »

  1. Muito bom o post. Estou aguardadno um sobre desenhos; novos e antigos.

    Comentário por AlphaZine | junho 19, 2008 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: