A Espada do Dragão

Nerdcore para as massas

Review e impressões: Caminhos do Coração

Ontem estreou a novela “Caminhos do Coração“, a primeira novela mutante do Brasil (sim, porque os poderes de Olho no Olho não eram mutantes, eram psíquicos). A Espada do Dragão como bom blog nerdcore que é assistiu e traz agora pra vocês uma sinopse opinativa, reflexiva, dessecativa e por que não dizer informativa sobre o que foi esse evento ímpar na teledramaturgia brasileira. Assisti ao referido primeiro capítulo enquanto estava em um chat no MSN, portanto margearei o texto com os comentários “çagazes” dos meus amigos e meus, que é pra não ficar muito chato.

cdc.jpg

CAMINHOS DO CORAÇÃO – EPISÓDIO 1

A novela quer mostrar a que veio, e já tenta jogar o espectador no meio da ação. O agente federal Marcelo conversa com seu companheiro Morpheus a respeito da ação para resgatar provas contra o marginal inescrupuloso e sangue ruim Figueiroa (guarde esse nome). Em um esboço de linguagem cinematográfica, a cena e cheia ângulos estranhos e cortes rápidos.Muito rápidos.
MSN -sério, não tá passando mais de 3 segundos num plano.
O Plano pra pegar as provas é impressionante: a polícia ira chegar de helicóptero na cobertura do dito cujo (mandato de busca? Rá!), descer por uma corda, invadir, arrombar o cofre e pegar os documentos… Mas, peraí, isso não vai chamar a atenção de todo mundo? Mas você não contava com a sagacidade da Polícia Federal: eles vão explodir um carro na frente do prédio de Figueiroa, chamando a atenção de todos para que Marcelo Solid Bauer desça tranqüilamente no topo do prédio.
Corte de cena. A primeira mutante é revelada. A filha de Marcelo, que tem o incrível poder de fazer um ovo voar (pelo menos por enquanto é isso que parece!).
Voltemos a Marcelo. Após a explosão do carro, tão bem feita e tão cara que teve de ser mostrada em replay + slow motion umas 25 vezes, Marcelo invade o prédio pelo topo, não sem antes atirar certeiramente, pendurado em uma corda em um helicóptero em movimento, um dardo paralisante no pescoço do capanga que se encontrava lá em cima (Figueiroa, que aqui já nota-se um vilão maior que Magneto, tem muitos capangas genéricos, como todo bom vilão). Invade o prédio e vai direto ao cofre. Lá fora, Figueiroa avista o helicóptero e nota que algo esta errado (ou seja, se não tivessem explodido o carro e ele saído pra fora, era capaz de nem notar o helicóptero e desconfiar de nada… plano bom pra mais de metro o da Polícia!).Muitos tiroteios internos, tiroteios na cobertura, luta num guindaste de obra , capangas contra helicópteros, balas que não acabam e Figueiroa (melhor que DR. Destino) consegue render Marcelo.
MSN -ele nocauteia com chute no ombro =o
Mas, em uma “noobada” digna de Mr. Lindermam ( apesar que Figueroa é maior que Linderman) ele é rendido por Marcelo, que consegue prende-lo e sai ileso da operação, com as provas que queria contra Figueiroa (trafico de drogas… maior que Scarface).
Após mais uma demonstração telecinetica (aaaaaaaaaaaah!!!) da filha de Marcelo, é hora do Dr.Walker (Lance Henriksen, protagonista da série Millenium! Acreditem!) aparecer pela primeira vez, na capa de seu livro “Mutação” (criativo oy?) que por sua vez é a cara do livro “Activating Evolution”, que o Dr. Suresh escreveu em Heroes. Lá eles citam um jovem elétrico que apareceu no Brasil ( Blanka?!? ). Ah, eles leram, mas o livro estava em branco. Esses mutantes…
MSN-peraí, vocês tão vendo aquele x-men brasileiro, é isso ?
Novo mutante é apresentado: Um menino-lobo (ou cachorro), que tem pelos, rosna, morde e pula. ( Wolverine oy?)
MSN-o pirraloh tem mais bigode que eu!
MSN -podia ser um menino tatu
MSN -fio do capeta!

Após isso, somos apresentados a mais mutantes: a menina-anjo chega em casa reclamando que os meninos ficam chamando ela de corcunda, e que está cansada que o pai corte-lhe as asinhas (!?!). Cena muda para a clinica Transgenese, a culpada por toda a mutantada do mundo. A cientista responsável, sem saber que esta sendo ouvida por uma escuta, explica di-da-ti-ca-men-te ao público o que ela fez, como e por que… Parecia até um depoimento.
MSN-seu humano transgenico ftw!
MSN- trangenico da cancer

Aqui cabe uma ressalva:
A novela tem que ter tudo assim, bem explicadinho mesmo, por que tem um monte de dona de casa vendo… E por mais que a gente ache que é clichê, pastiche e lugar comum, tem gente que nunca viu esse tipo de coisa.Demora assimilar… Se você acha que é exagero, que é subestimar a inteligência da população, eu te digo: eu trabalho com um monte de pessoas formadas e a maioria, principalmente as mulheres, não conseguem captar nuances de filmes como Star Wars ou filmes de heroi, que nem são assim tão complexos. Pra gente é exagero a hiperexplicação em linguagem quase infantil, mas pra essas pessoas eu acredito que seja necessário.
Outro exemplo do que eu falei acima: o próximo mutante a ser apresentado consegue ler os pensamentos. Então ele faz questão de ler o pensamento de todos os personagens em cena, que não cansam de repetir: “Nossa! Você parece que LEU MEU PENSAMENTO!“. Mais explicado, impossível.
O capitulo termina mostrando dois irmãos mutantes: uma menina que tem a visão com zoom óptico x15, ela enxerga super longe e a visão dela faz ate curva. Efeito especial nos olhinhos. Ela enxerga tão longe que vê o seu irmão correndo nas montanhas. Ele é o velocista da novela (saca o Flash?). Ele aposta corrida com uma moto, e , quando esta ganhando, é atropelado por uma Scania. Se não tiver um poder de cura, não vai sobreviver pro segundo capitulo.
MSN-não sabe ultrapassar, q noob
MSN-ah, ela vai ter poder wolverinal tb

Menina Anjo ou Leneth ?


Considerações Finais:

Roteiro: Fraco, didático e cheio de furos grotescos pra quem já é escolado em quadrinhos, filmes ou videogame. Pode funcionar com o público casual. Pra quem já é acostumado, só vai achar clichês, pastiches e apropriações de idéias.
Efeitos: Objetos flutuando, olhos mudando de forma e meninos correndo nesse primeiro capitulo, além das já conhecidas explosões e tiros. Pouco melhor que Chavez, mas até aí os primeiros capítulos de Heroes também eram bem fracos.
Atuação: Hmmmmm… Fraca, em geral. Colocaram muitas crianças na novela, e elas nõ atuam bem. Mas tem alguns nomes de peso no elenco (e não estou falando da Preta Gil), vamos ver se melhora.
Música: Esquece. Musiquinhas de ação super-clichê e trilha sonora típica de novela.

Caminhos do Coração tem uma qualidade inegável: Ousa num campo pouco ou nada explorado no país. Se você não suporta novelas, eu aconselho que assista pelo menos esses primeiros capítulos, pois tudo leva a crer que após eles vai virar um novelão típico, cheio de romances meia-boca e com um ou outro poderzinho por capítulo pra fingir que mantem o foco. Eu devo assistir ainda por algum tempo pois não consigo me curar desse meu gosto mórbido pelo trash extremo. Mas não posso negar que é surpreendente ver uma emissora como a Record ousar num campo desses. Vamos ver se com a chegada de Heroes a mesma emissora force a novela a melhorar, a tornar o roteiro o mais diferente possível do seriado e traga público de um para o outro. se necessário, voltaremos ao assunto.

Última consideração: POR QUE DIABOS DAR O NOME DE CAMINHOS DO CORAÇÃO A UMA NOVELA SOBRE MUTANTES COM SUPERPODERES?

powered by google: watchman x-men heroes liga da justiça vingadores impossíveis

Anúncios

agosto 29, 2007 - Posted by | Fútilidades, Filmes, Matérias, Multi-Mídias, Nerdcore, Reviews

18 Comentários »

  1. Eu sou pobre e não tenho acesso à TV (é sério!) vou tentar achar umas cenas no IuTubiu, e espero acompanhar as resenhas por aqui.

    Adorei a idéia dos comentários no MSN =)

    O motivo do nome será explicado quando a novela cair na mesmice dos romances insosos.

    Comentário por Marco Gomes | agosto 30, 2007 | Responder

  2. Disso aqui vc vai gostar:

    Comentário por Marco Gomes | agosto 30, 2007 | Responder

  3. nem sei o que dizer… mas não boto fé, o que salva é só o fato de arriscarem mesmo…

    e os comentários do MSN foram os melhores! 😛

    Comentário por lgjOni | agosto 30, 2007 | Responder

  4. Caminhos do Coração poderia ter um título melhor?

    http://www.salvadorcamino.com/index.php/outros/caminhos-do-coracao-poderia-ter-um-titulo-melhor/

    Comentário por salvadorcamino | agosto 30, 2007 | Responder

  5. Eu até gostei dos dois primeiros capitulos, mas o terceiro ficou evidente a falta de recursos pra gastar em efeitos especiais.

    Isso me dá medo, já que um tema desse tem que abusar de efeitos, senão fica chato pacas.

    Ontem o unico efeito que teve foi a casa balançando e o cara que lê pensamentos(aff)

    Mas queria muito que fizesse sucesso. Assim a globo se mexiria um pouco pra sair da mesmisse.

    Falowzzzzzzz

    Comentário por Léo Simas | agosto 31, 2007 | Responder

  6. Cara, eu nem nunca assisti um capitulo dessa novela, não assisto TV muito menos novela, e muito muito menos record, minha filha é que me conta os capitulos e cenas, e para uma criança de 5 anos até que ela está entendendo bem, porque ela me explicou o primeiro capitulo exatamente como ele foi (pelo que você narrou aqui) e agora me rendeu muitas gargalhadas! hehe

    Interessante não parece ser a tal “caminhos do coração”, mas que deve ser engraçado… putz!

    Gostei do post! E dos comentarios pelo MSN. hehe

    Té mais, abs.

    Comentário por Sunreva | setembro 2, 2007 | Responder

  7. bem uma erro fatal que eu achei foi quando socrates relembrou o sequestro de sua filha a 30 anos atras,ele estava velho e carcomido do mesmo jeito que esta agora com diferença so na cor do cabelo

    Comentário por Ar-pharason | setembro 5, 2007 | Responder

  8. Bom review, resumidinho como todos nós gostamos. Poderia ateh ter resumido mais… Mas ainda tinha espaço pra comentários do MSN, ia ficar mais interessante q a novela em si.
    Como jah disseram, eh uma novela pra TV aberta e as senhoras noveleiras naun estaun acostumadas a essa linguagem dos super-“Heroes”.
    O q sobra de bom na novela eh a “trash-zada” boa pra rir hehehe
    Falow!

    Comentário por diego koala | setembro 13, 2007 | Responder

  9. Música de ação super clichê?
    As músicas eram completamente diferentes, no mínimo das novelas da Globo que eu já vi, e olha que eu vejo muita novela.

    A trilha tem se “mostrado” cada vez mais audaciosa quanto os efeitos especiais… eu dou nota 10 !! Climas maravilhosos, só não gostei muito das músicas temas, mas da trilha instrumental eu estou adorando !!!

    Comentário por Marcelo Costa | setembro 21, 2007 | Responder

  10. é assim mesmo, tudo se copia… Heroes foi cópia dos X-mens, e a novela, por sua vez, copiou Heroes…

    Comentário por delto | setembro 22, 2007 | Responder

  11. Eu queria saber o nome da musica q toca na hora que akeles dois se encontram no escritório…
    Akeles dois morenos…é akela moça q gravou a conversa do Josias com akele outro…Eu queria saber o nome da musica…

    Comentário por Cálita | setembro 22, 2007 | Responder

  12. Eu acho a novela fantastica, tá toda boa.

    Comentário por matheus | outubro 19, 2007 | Responder

  13. to loco pra saber o que tem na ilha que a dotora julha esconde

    Comentário por matheus | outubro 19, 2007 | Responder

  14. Quero saber qual é o nome da música qie toca quando o o Rodrigo entra em cena com Amália e Celinha, e outras que ela tenta seduzir????..hehe

    Ryusposta: Quem?

    Comentário por Cris | outubro 20, 2007 | Responder

  15. o que tem na ilha
    da dr julia
    Ryusposta: Na ilha da Dra. Júlia tem um monte de aberrações mutantes, coisas de dar medo, como o rapaz-salsicha, a bruxa-de-sete-corcovas, o homem pornográfico e o catalizador de mulé pelada, mas o mais importante é que lá vive o mutante mais poderoso do universo, o filho perdido da Dra Júlia, o Exterminante, vivido pelo ator estrangeiro Raul Julia, ele tem o poder de enlouquecer os seres e transforma-los em monstros incontroláveis, além de causar cancêr com o olhar e usar a “quebrada psíquica”, um poder muito mais forte que as poderosas psyballs. Suas primeiras vítimas serão Beto, Maria e Taveira em uma cena alucinante. A partir daí a novela da um salto de 15 anos no futuro, onde todas oitenta por cento da população se tornou mutante e persegue os humanos, sendo liderados pela filha de Marcelo, agora a mais vingativa e poderosa mutante do mundo, que manipulada pelo Exterminante, vai dar muito trabalho para Wolfman e sua recém formada equipe de heróis mutantes.

    Comentário por matheus | novembro 22, 2007 | Responder

  16. eu preferia que vocêis mandacem os nomes das musicas do cd caminhos do coração!!
    obrigada!!!

    Comentário por alef | janeiro 8, 2008 | Responder

  17. eu quero muito mais por voçe gor
    mais muita mal munte para seleny de frança vieira
    por voçe beijos feliz cidade com voçe emtucada

    Ryusposta: Err… se você está dizendo…

    Comentário por sleny de frança vieira | junho 26, 2008 | Responder

  18. É a única novela q me deixa preso
    na frente de uma TV. E já
    estou c muita saudades dos Mutantes, espero
    q faça logo a 3ª temporada dos Mutantes.

    Anderson

    Rio de Janeiro

    Comentário por Anderson | fevereiro 6, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: