A Espada do Dragão

Nerdcore para as massas

É um pássaro? É uma galinha gigante? Não, é o Chocobo!

 

Todo bom conhecedor de videogame, ainda mais se gostar de RPG, já ouviu falar da Squaresoft e de sua série mais famosa, Final Fantasy. E é difícil falar de Final Fantasy sem lembrar de uma de suas figuras mais emblemáticas. Não estou falando aqui da enigmática Terra, do maligno Sephirot nem do andrógino Vaan, mas sim de um simpático galináceo que passou de figurante a coadjuvante, e não tardou a se consagrar, com todo mérito, como protagonista; nosso emplumado amigo Chocobo.

Mas hein?

Essa avezinha amarela teve a sua estréia no mundo dos games em Final Fantasy II, lançado em 1998. Caso você ainda não tenha percebido, cavalos e similares geralmente são inimigos ou invocações nas historias da série. Se você precisa de montaria nesses jogos, sua escolha é um chocobo, e foi assim que ele estreou na série: ao entrar em florestas especiais, você conseguia a penosa montaria, que permitia ao grupo evitar batalhas e se locomover mais rápido, continuando assim na terceira versão do game.

No quarto jogo os chocobos foram melhor desenvolvidos e expandiram seus papeis, onde variavam de cores e habilidades: o branco, assim como um save point, restaura seu HP e MP, o roxo permite que você passe por terrenos difíceis e o chocobo gordo permite que você guarde seus itens para reaver depois, tal qual um baú. Tudo isso será revisto nas aparições futuras do pássaro.

No quinto jogo temos Boco, o primeiro chocobo com nome e participação na historia, ainda que esta participação tenha sido pequena, foi um grande passo para a bicuda classe… No sexto episódio da série vemos o primeiro uso de chocobos como montaria militar , guardando o castelo do deserto. As aves seriam novamente usados assim em Final Fantasy Tatics, X, XI e XII.

 

Amarelo como um abacate...

O sétimo capitulo, além de representar uma nova fase para a saga Final Fantasy em geral, teve o mesmo efeito em cima das galinhas gigantes: um novo e complexo sistema de captura, criação e corrida tornava os chocobos uma parte importante do jogo: era impossível terminar com todas as invocações se você não fosse um exímio criador de chocobos; melhor ainda, o próprio chocobo era uma invocação, acompanhando pelo não tão famoso hoje em dia mogle. O sistema agradou tanto que foi lançado até como jogo separado. A partir daí, começou a revoada dos chocobos:

No mesmo ano é lançado o primeiro jogo solo do personagem: Chocobo Fushigi no Dungeon, ou Chocobos Dungeon, como chegou depois no ocidente. Nesse jogo, com visual cartunesco, foram apresentados personagens que acompanhariam Pure (o nome oriental do chocobo protagonista) em suas futuras empreitadas: A White Mage, o Black Mage, o chocobo gordo e inúmeras versões bonitinhas dos inimigos, invocações e personagens da série Final Fantasy, espalhados por dungeons aleatórias que tornavam a longevidade do título muito maior.

Mas ele não parou por aí: Um jogo de tabuleiro estilo Banco Imobiliário (Chocobo Land, a Game of Dice) foi lançado para GBA, um jogo de simulação, Hataraku Chocobo, saiu para Wonderswan, onde o bichinho trabalhava em empregos variados , Chocobo Stallion expandia o game de criar chocobos visto em Final Fantasy VII, Chocobos Dungeon ganhou uma continuação e, claro, Chocobo Racing, game de corrida que também chegou atropelando, pois quem não caiu na bobagem de achar que se tratava apenas de mais um clone de Mario Kart descobriu um game divertido, difícil e repleto de referencias que valiam as várias horas gastas na pista do Bahamut.

Imponente, para uma galinha...

Felizmente a fama não subiu a penugem de nosso amiguinho emplumado, pois ele continuava roubando a cena nas séries oficiais: apareceu pela primeira vez com um embasbacante visual realista na abertura de Final Fantasy Tatics, onde aprendeu várias magias e se mostrou um adversário a altura dos mais valorosos guerreiros. Esse visual foi mantido da oitava até a décima segunda saga da franquia. Aliás, em Final Fantasy VIII chocobo ganhou mais um joguinho próprio, no subaproveitado Pocketstation, espécie de VMU do Playstation, você podia levar o chocobo pra qualquer canto jogando Chocobo World, um simpático jogo de exploração que lhe garantiria itens, dinheiro e até uma invocação nova no game principal.

Mas eis que Chocobo, achando que a sua presença emplumada não era suficiente na serie Final Fantasy e em seus próprios jogos, resolveu meter o bico em dezenas de outros títulos: é possível lutar com ele em suas versões normal ou negra em Tobal Nº2, escolhe-lo como ajudante em Legend of Mana, vê-lo puxar carroças em Seiken Densetsu ou numa placa de museu em Parasite Eve, disputar uma partida de basquete com ele em Mario Hoops 3×3, usa-lo como peça em Itadaki Street Portable, além das participações menores nos demais spin-offs de Final Fantasy ou outras não lembradas aqui…

Unlimited

É bom lembrar também de suas incursões no mundo das animações: apesar de ter sido esquecido nos filmes Final Fantasy: The Spirit Within e Final Fantasy: Advent Children (apesar de que alguns dizem que um grupo das aves pode ser visto nos créditos finais deste último), o bichinho marcou sua presença na animação Final Fantasy Unlimited e também apareceu totalmente irreconhecível, na primeira animação baseada na série, Final Fantasy Legend of Crystais. Animação essa de qualidade bem duvidosa, diga-se de passagem…

Chocobo Tales

E eu não poderia finalizar essa breve cronologia sem citar o mais recente, e talvez maior sucesso do nosso herói de penas: Chocobo Tales, para o Nintendo DS. A Square fez ali o melhor uso do personagem até agora, trazendo um jogo colorido e atraente, com visual de livro infantil e com idéias simples, mas magistralmente bem executadas. Soma-se a isso um esquema de batalhas com cartas de mecânica simplificada, porém profunda, que poderia facilmente ser trazido ao mercado dos card games tradicionais sem fazer feio, e que além de trazer a versão bonitinha dos personagens de Final Fantasy estampada em suas cartas ainda pode ser disputado com desafiantes de todo o mundo via Nintendo WiFi. E por falar em Nintendo, a mesma já anunciou que a série Chocobos Dungeon ganhara uma continuação no Wii, para a alegria dos fans do frangão.

Com quase dez anos, nosso amiguinho emplumado continua esbanjando simpatia e bom humor por toda a série Final Fantasy, quebrando a tensão dramática quando necessário e ainda arrumando tempo para alçar os seus próprios vôos, seja em títulos alheios, seja nos seus próprios jogos. Se você é do tipo que aceita conselhos, e se não tem preconceitos contra jogos que não espirram sangue e que não tem nenhuma intenção além de divertir, meta o bico no mundo de Chocobo. Você vai ver que vale as penas!

Powered by Google : Final Fantasy Sephirot

maio 11, 2007 - Posted by | AnimaMundo, Filmes, Matérias, Nerdcore, RPG, Videogame

9 Comentários »

  1. Lembro claramente até hoje quando vi os Chocobos pela primeira vez, no FF4 (tá, FF2 americano). A musiquinha meio samba, com apitos e alegria… genial.

    Ah, parece que no Spirits Within tem uma referência ao Chocobo praticamente impossível de achar: na pasta de um dos moradores da cidade atacada pelos Spirits. Eu tenho o DVD e ainda não consegui ver 😛

    Comentário por Giglio | maio 12, 2007 | Resposta

  2. Chocobos são bonitinhos. ^^

    Comentário por Flavia | maio 12, 2007 | Resposta

  3. Aqui é o Vicious do FB! Bela matéria, caro Ryu. A primeira vez que vi um Chocobo desde a primeira vez que eu peguei o primeiro, próximo ao Chocobo Ranch, no FFVII. To na espera do próximo MidBoss, falo!

    Comentário por Vicious Gamer | maio 12, 2007 | Resposta

  4. Será que Chocobos assados são saborosos?! Será que o Sephirot já tomou “Calo de Chocobo”?! Quem é mais rápido um Chocobo ou a Epona?! Se o Yoshi tivesse penas ele seria um Chocobo?! puxa… quantos mistérios [/não tinha nada de útil pra postar mesmo off]

    Comentário por lgjOni | maio 13, 2007 | Resposta

  5. Bom dia… peguei teu banner lá no F.A.R.R.A e já linkei no meu Blog. Lá no meu blog eu tenho dois modelos de Banner, escolha um e coloque aqui!
    Até mais…

    Ryusposta: Ok, Snuck The Green! Vamos nessa!

    Comentário por Snuck, o verde | maio 25, 2007 | Resposta

  6. Tá na hora de atualizar isso aqui, não? 😀

    Ryusposta: Ta sim senhor! Período conturbado.

    Comentário por Rodrigo Budrush | maio 27, 2007 | Resposta

  7. EU quando joguei pela primeira vez o FFVII quando chegou a hora de ir correr nas corridas de chocobo eu reparei que habiam outros chocobos de outras cores e principalmente o branco, como é possivel no jogo ter chocobos VERMELHOS, BRANCOS e ROXOS se nos não consegui-mos cria-los?

    Ryusposta: Fala Enigma! Eu não lembro direito da criação de chocobos, mas tem certeza que não da pra criar esses? da uma olhada lá no gamefaqs pra tirar a dúvida! Obrigado pela visita!

    Comentário por Enígmatico | junho 29, 2007 | Resposta

  8. Muito bom! Chocobos são personagens bastante carismático, tão carismáticos quanto o Yoshi.

    Parabéns pelo site!

    Comentário por samuelbatista | junho 29, 2007 | Resposta

  9. quais sÂo as passagens co chocobo

    Comentário por marcos | abril 29, 2010 | Resposta


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